Sinfonia "À Pátria", de Viana da Mota

Rua de Trinta e Um de Janeiro

A Rua de Trinta e Um de Janeiro é um arruamento na freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto.


Durante muito tempo foi chamada Rua de Santo António. O actual nome é uma homenagem à revolta republicana em 31 de Janeiro de 1891, desencadeada como reacção ao Ultimato britânico de 1890.

Construída por ordem de João de Almada e Melo de 1784, a rua pretendia estabelecer uma comunicação cómoda entre o bairro de Santo Ildefonso (na zona alta da Praça da Batalha) e o bairro do Bonjardim (na zona baixa da actual Praça de Almeida Garrett).

Trata-se de uma rua meticulosamente planeada, com os alçados dos seus prédios projectados pelo arquitecto Teodoro de Sousa Maldonado, entre 1787 e 1793.

A rua foi finalmente aberta em 1805 com o nome Rua Nova de Santo António. Santo António, devido a Santo António dos Congregados; Nova, porque já existia outra Rua de Santo António, na Picaria.

Em 1940, com o Estado Novo, a rua voltou ao seu nome primitivo, tendo recuperado o 31 de Janeiro após o 25 de Abril.

De uma das ruas mais movimentadas da Baixa do Porto, a Rua de 31 de Janeiro foi, nas últimas duas décadas, decaindo, assistindo-se ao progressivo encerramento de muitos dos seus mais emblemáticos estabelecimentos comerciais.





http://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_de_Trinta_e_Um_de_Janeiro

1 comentário:

  1. O blog está Muito Bom!
    Sei que já venho tarde mas ainda estou a tempo...além disso a familia tem desconto...
    Parabéns ao grupo e boa sorte.

    Tatiana Monteiro

    ResponderEliminar